RSS

Característica dos Seres Vivos

31 dez

– Na matéria viva certos tipos de elementos químicos sempre estão presentes em proporção diferente na matéria não viva.

– Os principais elementos químicos da matéria viva são: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O), Nitrogênio (N), em menor proporção, Fósforo (P) e o Enxofre (S).

– Os atomos dos elementos acima unem-se por meio de ligações químicas dando origem as substâncias orgânicas. As principais substâncias orgânicas são as proteínas, os glicídios, os lipídios e os ácidos nucléicos.

– A célula é considerada a unidade fundamental da vida, pois nela, ocorrem os processos químicos fundamentais a vida, o metabolismo.

– Há dois tipos de célular: procaríotica e eucariotica. A célula procariotica é relativamente mais simples que a eucariotica; em seu interior não há compartimentos nem estruturas membranosas.

Os vírus não apresentam organização celular. Os vírus são acelulares; eles são constituidos por uma ou mais moléculas de ácido nucleico (DNA ou RNA), envoltas por moléculas de proteínas. Os virus são parasitas intracelulares, pois somente conseguem se reproduzir no interior de células de outros seres vivos.

– Seres formados por uma célula são unicelulares, e os seres formados mais mais de uma célula são multicelulares.

O metabolismo (metabole: mudança ou transformação), a maioria das substâncias celulares é constantemente degradada e substítuida por substâncias recém-fabridas.

– o metabolismo divide-se em anabolismo e catabolismo.

Anabolismo: Processos em que há produção de novas substâncias a partir de substâncias mais simples. Ex.: a produção de proteínas a partir da união de aminoácidos.

Catabolismo: as reações em que há degradação de substâncias complexas em outras mais simples. Ex.: a quebra de moléculas do açucar glicose (C6 H12 O6 ) em moléculas de gás carbônico (CO2) e de água (H2O), processo que libera energia.

– Todo ser vivo cresce (exceto o vírus), isso ocorre pela produção altamente organizada de substâncias no metabolismo celular. Alguns minerais também crescem, mas por processos totalmente diferente dos seres vivos.

– O principio da reprodução é sempre o mesmo: os membros de uma geração transmitem ao descendente uma “semente” básica, representada por uma ou mais célula (exceto o vírus).

Há dois tipos de reprodução: assexuada e sexuada.
Assexuada: é aquela em que um novo ser surge a partir de uma célula ou de um grupo de células produzido por um ser parental e em geral é idêntico a ele.
Sexuada: é aquela em que surge a partir de uma única célula, o Zigoto, originado pela união de duas células sexuais, os Gametas, produzidos por um, ou mais comumente, por dois seres parentais.

– A Hereditariedade é uma estrutura celular básica a partir dos quais o novo ser desenvolverá sua organização típica conforme inscritas no material genético.

– O material genético controla o metaboliso celular e define as caracteristicas tipicas de cada célula e do conjnto de células que constituem o organisme multicelular.

– O material genético varia ligeiramente entre os menbros de uma espécie, o que é chamado de variabilidade genética

A seleção natural é o processo pelo qual as espécies de seres vivos ajustam-se ao ambiente, isto é, adaptam-se.

Adaptação, nesse contexto, significa a capacidade de determinada espécie desenvolver, ao longo de milhares de anos, caracteristicas que permitem melhor ajustamento no ambiente.

 
Deixe um comentário

Publicado por em 31/12/2009 em Biologia

 

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: